UlauchElf
Tutorial - Incompleto

~ uLaunchELF ~

Mande seus dados do seu Memory Card de

PlayStation One ou PlayStation 2 para seu PenDrive

Às vezes muita gente se sente sufocado com o espaço na memória do Memory Card do PlayStation 2. Mesmo que esse espaço seja considerado um bom, o mesmo se mostra insuficiente para você que possua muitos jogos. Se você acha que a memória do Memory Card de PlayStation 2 se mostra pouca nessa situação, imagine então um Memory Card de PlayStation One, que só tem QUINZE míseros blocos?

Pois bem... Saiba que é possível você salvar seus dados do Memory Card do PlayStation One e PlayStation 2 para uma unidade Flash com porta USB? Sim!! Você pode usar seu PenDrive e qualquer outro equipamento do gênero para fazer Back Up de seus jogos que você demorou dias para terminar.

Originalmente, para se fazer Back Up de Saves do Memory Card de PlayStation One ou PlayStation 2, você devia comprar equipamentos que permitissem transferir os dados e mandar diretamente para o PC, como o DexDrive para PlayStation One, ou o SharkPort para PlayStation 2. Foi então que, já à algum tempo atrás, vários softwares para PlayStation 2 foram lançados na web para facilitar a vida dos jogadores. Basta criar um CD ou DVD com o software, colocar no PlayStation 2 e mandar as informações do Memory Card para o PenDrive ou HD.

Faz tempo que a CD Manga está devendo um serviço assim para seus visitantes. Então iremos disponibilizar para vocês um tutorial completo o uLaunchELF, o melhor programa de transferência de informações para o PlayStation 2. Iremos explicar tudo que você precisa saber a seguir.


Vantagens, Utilidades, Dúvidas e Download

Existem muitos outros programas que possuem um visual mais bonito que o uLaunchELF, uma vez que esse software possui uma interface que lembra os antigos programas de DOS.

Então por que usar o uLaunchELF?

Por dois motivos.

1. Ele possui uma compatibilidade muito maior que demais softwares para reconhecer seu PenDrive ou outro dispositivo de memória Flash; e...

2. Ele não só permite transferir dados do Memory Card do PlayStation 2, mas também administra arquivos do Memory Card do PlayStation One.

Existem várias possibilidades em que você pode usar com esse programa, entre as mais importantes incluem-se:

1. Fazer Back Up de seus jogos salvos.

Com isso você evita de perder algum Save importante e ajuda a ter sempre um espaço no Memory Card.

2. Baixar Saves prontos da Internet.

Você que não tem mais tempo e/ou saco para ficar habilitando um jogo cheio de segredos (como Dragon Ball Z Budokai 3) ou não tem acesso a recursos para ajudar a habilita tudo no jogo (como o Marvel VS Capcom 2 japonês), você pode procurar e baixar o Save do jogo que você está procurando com tudo pronto!!! Um dos melhores lugares da Internet que você pode procurar Saves é no GameFAQs.

3. Transferir Saves entre amigos na Internet.

Você fez uma jogada magnífica, conseguiu gravar um Replay disso e você gostaria que seus amigos da Internet vissem isso? Basta fazer um Back Up do arquivo e mandar para seus amigos. Então eles poderão colocar o arquivo no Memory Card deles e apreciar seu feito. Você poderá também transferir qualquer outra informação, como Saves com tudo habilitado, comparar recordes, entre outras coisas.

4. Mandar seus Saves do Memory Card para rodar no emulador, e vice-versa.

Como dito anteriormente, o uLaunchELF permite transferir não só Saves do Memory Card do PlayStation 2, mas também os de PlayStation One. Com um conjunto de ferramentas (que você confere AQUI) você poderá converter seus Saves para serem usados no seu emulador de PlayStation One favorito. E o método inverso é possível. Você poderá extrair seu jogo no emulador e mandar para o Memory Card.


Agora para quem tem dúvidas, aqui vão algumas respostas:

1. Quer dizer que posso usar o PenDrive como um Memory Card?

Não. A única coisa que é possível fazer é transferir as informações entre o PenDrive e o Memory Card. Você pode salvar as informações que estão no Memory Card para o PenDrive, mas se quiser usar esses dados de novo, você deve restaurar essas informações novamente para o Memory Card.

2. O CD com o uLaunchELF gravado não funciona no meu PlayStation 2.

O uLaunchELF é um software feito em casa para ajudar pessoas como nós. Portanto, não existe uma versão original desse software. É necessário que seu PlayStation 2 seja destravado para rodar cópias de CD e DVD para que o programa seja iniciado no aparelho.

3. Posso usar outro dispositivo semelhante ao PenDrive?

Sim. Você pode usar não só PenDrives, mas também MP3 Players, PSP em modo USB, entre outros. Ainda não pude conferir se um MP4 está incluído nessa, mas provavelmente deve funcionar sim.

4. O PS2 não reconhece o meu PenDrive!!!

Primeiro tente formatar o PenDrive em formato FAT. Copie um arquivo qualquer e veja se ele aparece ao acessar o PenDrive pelo uLaunchELF. Se não funcionar, faça um teste com outro modelo de PenDrive, pois as marcas fazem a diferença aqui. Portanto, evite marcas genéricas e suspeitas. Prefira sempre as marcas de qualidade. Não esqueça de, novamente, formatar o PenDrive em FAT e copiar um arquivo dentro para fazer o teste.

5. Existe outro recurso para transferir Saves que não seja pelo PenDrive?

Sim. Você pode usar o HD do PlayStation 2 para transferir os arquivos. Se você quer somente mandar um Save pra o Memory Card, você pode gravar e acessar o arquivo no CD (uma vez que o uLaunchELF é iniciado, você pode remover o CD do seu PlayStation 2). Existe, também, uma maneira de acessar as informações diretamente do PC, mas isso implica em conectar o PlayStation 2 à um PC via Rad Host Client, e esse é um esquema que necessita de um conhecimento mais aprofundado sobre o console, saindo de nosso objetivo. Por isso não iremos entrar em detalhes sobre esse método (especialmente porque, nunca testei essa funcionabilidade).

6. Posso usar o Memory Card de PlayStation 2 para guardar Saves de PlayStation One?

Não. O sistema de arquivos é diferente. Os Saves dos jogos de PS1 é um só arquivo, enquanto os de PS2 é uma pasta com vários arquivos. Além do mais, os jogos de PS1 não reconhecem o Memory Card de PlayStation 2, e vice-versa.

7. Posso usar o uLaunchELF para funcionar no PlayStation One?

Não. O uLaunchELF foi feito para a programação do PlayStation 2, sendo incompatível com o PlayStation One. E, depois, o PlayStation One não possui nenhuma saída de informação de dados, como porta USB ou conexão para rede e HD.


Usando o uLaunchELF

Uma vez que você gravou o uLaunchELF no CD, coloque esse CD no PlayStation 2 e ligue-o. Espere a tela de BIOS do console passar e você estará com o programa já funcionando.

Agora, antes de começar, saiba que, caso sua tela esteja fora de ajuste, é possível reajusta-la. Aperte SELECT, depois mova com o direcional até Screen Settings e aperte › , depois mova até Screen X offset e mude os valores com › e Ó . Faça o mesmo com o Screen Y offset. Feito isto, aperte p e vá até o OK e aperte › . Pronto, agora esta será a configuração padrão da tela até sair do programa. Aperte p para voltar a tela principal. Mas só use isso se a sua tela estiver desajustada.

Se a tela da sua TV não mostrar nenhum problema ou já configurou devidamente a tela com a instrução acima, simplesmente aperte › para entrar no Menu do Browser, você verá um monte de nomes que significam:

 

mc0:/ ............. Memory Card Slot 1

mc1:/ ............. Memory Card Slot 2

hdd0:/ ............ HD do PlayStation 2

cdfs:/ .............. Unidade de CD (poderá usar os arquivos contidos em um CD)

mass:/ ............ Unidade Flash Storage USB, PenDrive, PSP em modo USB e afins

host:/ ............. Pode ler unidades do seu PC (precisa do Rad Host Client)

MISC:/ ............ Varias configurações e outras coisas que podem ser feitas

Para ter domínio sobre o uLaunchELF, aqui vão as funções dos controles.

Bola - Acessar pasta

Triangulo - Retornar à pasta anterior

X - Selecionar arquivo ou pasta

Quadrado - Selecionar todos os arquivos e pastas

L1 - Mode

Mostrar conteúdo como:

------------------------------------------------------

Bola - Nome do arquivo

X - Nome do arquivo + Detalhes

Quadrado - Nome do Jogo + Detalhes

 

Ordenar conteúdo por:

------------------------------------------------------

Direita - Tipo de arquivo

Baixo - Nome do arquivo

Esquerda - Nome do jogo

Cima - Data estampada

 

Triangulo - Sair e aplicar opções

R1 - Menu

Copy - Copiar

Cut - Cortar

Paste - Colar

mcPaste - (Não identificado)

PSU Paste - (Não identificado)

Delete - Apagar arquivo

Rename - Renomear arquivo

New DIR - Criar diretório

New Icon - Criar ícone de PlayStation 2

Get Size - (Não identificado)

 

Bola - Acionar opção

X - Cancelar

Triangulo- Voltar

R2 - (Não identificado)

 

Pronto. Agora que você tem os comandos em mãos, basta localizar o arquivo que quer copiar, apertar X para seleciona-lo, apertar R1 para abrir o menu, copiar (ou recortar) o arquivo, ir para a área de destino, apertar novamente R1 e colar o arquivo lá. Agora você tem o poder em suas mãos!!


Download do uLaunchELF

Finalmente o momento. Você poderá baixar o arquivo diretamente de nossa página. Basta clicar no link abaixo para baixar uma imagem de CD com o uLaunchELF (versão 4.12c) em formato ISO, pronto para queimar no CD.

DOWNLOAD uLaunchELF

Entretanto, o usuário pode optar, também, por criar ele mesmo a imagem do uLaunchELF, com a vantagem que ele possa incluir junto um pacote de Saves de sua preferência no CD, e as ferramentas para manipular os Saves. Clique AQUI para saber como montar a imagem do uLaunchELF.